Parque dos Sonhos recebe licenciamento do Ibama

Apenas quatro empresas classificadas como complexo turístico obtiveram esse licenciamento nos últimos dez anos, entre elas, o Parque dos Sonhos.

O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, que faz parte da Rede dos Sonhos, acaba de obter junto ao IBAMA – instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Licença de Operação, válido para toda a área de mais de 30 hectares ocupados pelo empreendimento, visto que se encontra entre dois estados, nos municípios de Socorro, SP e Bueno Brandão, MG.

O presente licenciamento tem a validade de dez anos e resulta de estudos realizados pelo órgão federal que avaliou o uso dos recursos naturais e os possíveis impactos das atividades para o meio ambiente, concluindo que a gestão do hotel está dentro dos parâmetros e condutas estabelecidos pela lei.

Informações disponíveis no site do IBAMA apontam que apenas quatro empresas classificadas como complexo turístico obtiveram esse licenciamento nos últimos dez anos, entre elas, o Parque dos Sonhos.

Segundo o biólogo Alessandro Aparecido Silva da Protec, empresa de projetos e consultoria ambiental, um dos fatores que favoreceram a aprovação pelo órgão ambiental foi o fato de haver uma área de proteção permanente (APP), dentro do empreendimento e que fora criada por iniciativa do proprietário do Hotel, José Fernandes Franco. ” Desde o início da implantação do Parque , através ações em parceria com entidades como a Associação Ambientalista Copaiba, foi feita uma reposição da mata ciliar que ajudou na recuperação da fauna e flora, além de formar corredores ecológicos ligando fragmentos de matas”, explicou.

Entre outras ações de gestão, o empreendimento já possui também todo o sistema de tratamento de resíduos sólidos e efluentes, estudo de balneabilidade do Rio Cachoeirinha, além de treinamento de colaboradores e informações aos hóspedes.

Ficará a cargo da Protec a responsabilidade técnica de acompanhamento e orientação sobre todos os programas ambientais e condicionantes que permitiram esse licenciamento, inclusive apresentação ao IBAMA de relatórios anuais de acompanhamento desses programas. Essa empresa já responde também por todas as licenças ambientais dos demais empreendimentos da Rede dos Sonhos.

O mais recente empreendimento da Rede, o Hotel Fazenda Terra dos Sonhos já recebeu todas as licenças ambientais do Estado de Minas Gerais para a sua operação.

Esse é mais um resultado da política de atuação adotada por toda a Rede dos Sonhos e que tem se tornado uma referência em sustentabilidade.

Informações: https://www.parquedossonhos.com.br/parque-dos-sonhos-recebe-licenciamento-ambiental-do-ibama/

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário