Típicas festas caipiras agitam a cidade de Socorro (SP) em maio e junho

Destaque para o Arraiá na Praça, que contará com uma quadrilha para os turistas

Em maio e junho, a cidade de Socorro, localizada na Serra da Mantiqueira, celebrará a sua raiz rural através da realização de eventos caipiras. Quem comparecer terá a oportunidade de provar delícias da culinária da roça, assistir apresentações culturais locais e participar de atividades beneficentes.

A primeira edição do Arraiá na Praça, que está marcada para os dias 29 e 30 de junho, reunirá as famílias na Praça da Matriz, onde estarão as barracas de cachorro quente, pastel, tapioca, vinho quente e quentão. A partir das 18h, a diversão está garantida com as brincadeiras tradicionais de festa junina, como correio elegante, pinturas de rosto e pau de sebo. Ainda, no sábado, os empresários da cidade de Socorro, convidam os turistas a se vestirem em trajes caipiras para participarem da Quadrilha dos Turistas. Hotéis e pousadas da região entregarão um lenço aos hóspedes que desejarem participar do evento.Fiquem atentos, pois quem não estiver hospedado nos meios de hospedagens participantes poderá adquirir o lenço em uma das barracas da festa.

 

A Festa de São João é outra ótima oportunidade para provar pratos da gastronomia rural, com grande variedade de salgados e doces. Não deixe de experimentar o lanche de pernil que é super famoso. Acontece de 22 a 24 de junho, no Bairro das Lavras de Cima. Já a Festa da Marechal, uma das mais tradicionais da região, acontece entre 31 de maio e 3 de junho, na Rua Marechal Floriano Peixoto. Os turistas podem aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi para prestigiar o evento, que tem como objetivo arrecadar fundos para a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer. Pizzas, bolos, crepes, churros, vinho quente e chocolate quente estão entre os comes e bebes. Apresentações musicais como a da orquestra de viola caipira Morena da Fronteira e a da banda Lua Nova embalarão a festa, além de atrações voltadas ao público infantil.

 

 

E no dia 16 de junho, a quarta edição do Sarau Cultural da Roça resgata a cultura popular e a história das famílias da zona rural, desta vez, homenageando o bairro do Livramento, no coração de Socorro. Além do sarau, o evento contará com exposições de peças históricas, um acervo fotográfico, obras de artistas locais, apresentações musicais, como de moda de viola, rodas de leitura de poesias para adultos e crianças, quadrilha com sanfoneiros e violeiros e a presença da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro. Seguindo a tradição dos anos anteriores, serão servidos pratos como paçoca de pilão,pipoca, mandioca e bebidas quentes como quentão, chá e café. A entrada é realizada através da contribuição com um quitute para a festa e um quilo de alimento, que será doado para entidades da cidade.

 


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário