Em cerimônia inédita, COMTUR, ASTUR E ACE empossam novos presidentes

A noite de segunda-feira, 8 de janeiro, entrou para a história da cidade: pela primeira vez três instituições realizam uma cerimônia única de posse. Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE) e Associação Socorrense de Turismo (Astur) empossaram seus novos presidentes em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

A cerimonia contou com a participação de autoridades e também representantes de entidades ligadas às instituições anfitriãs.

Os discursos da noite seguiram a mesma tônica: trabalho conjunto e o louvor à causa voluntária, já que as três diretorias empossadas nesta noite são compostas por voluntários.

Participaram da posse o vice-presidente da Facesp, Eduardo Carvalho; o prefeito de Socorro, André Eduardo Bozola de Souza Pinto; o vice-prefeito de Socorro, Edelson Cabral Teves; o promotor de Justica, Dr. Elias Baract Chaib; o secretário de Turismo, Acácio José Zavanella; o secretário de Cultura, Tiago de Faria; o presidente da Câmara, vereador Lauro Aparecido de Toledo. A mesa de autoridades foi composta ainda pelo então presidente da ACE, Marcos Donizeti de Toledo e do Comtur e Astur, Dr. Vitório José Zuccon.

 

Discursos – O secretário municipal de Turismo iniciou os discursos destacando o trabalho realizado pela atual administração no setor econômico do município, com olhar dedicado à geração de empregos, não só fomentando o turismo como também a abertura de novas empresas em outros segmentos.

Eduardo Carvalho elogiou Socorro e a iniciativa das instituições em realizar uma cerimônia conjunta de posse. Ele parabenizou os envolvidos na missão de presidir as instituições, e elogiou o trabalho parceiro das três entidades com o poder público.

Silvio Rosa, do Sebrae Campinas, destacou a importância da participação dos empreendedores na cerimônia. "Para mim, é referência o que vocês estão fazendo hoje aqui, tanto a parte política como a parte empresarial: fazendo uma posse para três entidades representativas e com o apoio do poder público municipal”, frisou.

O vice-prefeito Edelson Teves relembrou o compromisso firmado entre o então candidato André Bozola com a ACE. De acordo com Edelson a parceria aliada à presidência de Marcos Toledo alavancou a Associação Comercial e Empresarial de Socorro, assim como ocorreu com o Comtur. "E o resultado é esse que vemos agora, parcerias saudáveis e produtivas”, disse. O prefeito André falou a diversidade econômica da cidade e de como todas são igualmente responsáveis pelo destaque que Socorro vem conquistando. Para ele, a peça chave do sucesso é o envolvimento dos empresários da cidade, por meio das instituições representativas (ACE, COMTUR E ASTUR) e completou se colocando à disposição para ajudar as três. "A prefeitura estará de portas abertas para vocês, que trabalham para melhorar ainda mais o futuro econômico da cidade”, se prontificou o chefe do Executivo.

 

Posse – Após os discursos dos convidados, os presidentes em exercício e os eleitos foram convidados à frente do plenário da Câmara para a transmissão oficial dos cargos. Marcos Donizete de Toledo transmitiu a presidência da ACE para André Orlandi Marchese; Dr. Vitorio Zucon passou a presidente do Comtur para Luiz Eduardo de Bovi e da Astur para Charles Gonçalves.

Marcos saudou os presentes e disse do orgulho que sente ao fazer parte da ACE e da dedicação que dispensa à instituição, ao lado dos demais membros na missão do trabalho voluntário dedicado ao comercial local. Um dos trabalhos citados foi a sensibilização dos comerciantes sobre a importância do turismo para a economia do município e que ambos precisam andar juntos. "Hoje é um dia muito feliz para os empresários, para o turismo, de ter essa oportunidade de caminhar unidos em um objetivo: que é o sucesso coletivo da nossa cidade”, frisou. Antes da fala do presidente eleito foi exibido um vídeo com um histórico de ações da ACE na última gestão.

Ao receber o cargo, André falou sobre o início de sua atuação na ACE, em 2009, e citou todos os cargos que já ocupou na instituição. O presidente recém-empossado se comprometeu em continuar trabalhando com transparência e entusiasmos e pediu o apoio de todos para enfrentar os desafios que virão. O novo presidente destacou a necessidade de planejamento e estratégias bem definidas para o sucesso dos projetos. "Essa parceria entre ACE, Astur, Comtur e prefeitura será de grande conquista aos empresários, pois unidos faremos muito mais. Juntos somos mais fortes”, finalizou André.

Dr. Vitório falou sobre os três pilares que conduziram sua administração: transparência, já que todas as reuniões foram abertas ao público; imparcialidade, pois todas as metas foram definidas pelos conselheiros, sempre visando o fortalecimento do destino Socorro; e o princípio da probidade. "Todos que lidam com a causa pública devem servi-la e não dela se servir”, destacou ao citar que todas as verbas foram aplicadas de acordo com o consenso coletivo e de forma transparente. Ele desejou que os sucessores sigam os mesmo princípios e agradeceu o envolvimento de todos os participantes das duas instituições, assim como o apoio que obteve do Executivo, do Legislativo e do Judiciário durante sua gestão.

Em nome da Astur, Charles Gonçalves agradeceu ao presente e falou sobre os desafios que virão, entre eles, o desafio de cuidar de um dos maiores bens que o município possui: Rio do Peixe. "Socorro tem vocação turística e devemos envolver a comunidade para enxergar o turismo como uma ferramenta oportuna e promissora”. Ele sugeriu a criação de uma agenda positiva entre as entidades representadas na solenidade.

Em seguida foi exibido um vídeo com todas as conquistas do Comtur nos últimos quatro anos – que envolveram missões técnicas, press trips, diversas reportagens veiculadas pelo Brasil, apoio em eventos esportivos e culturais, participações em diversas feiras, entre outras.

O presidente recém-empossado do Comtur, Luiz Eduardo Bovi, encerrou a cerimonia parabenizando o trabalho das gestões anteriores das instituições, pois, para ele, é essa história que está levando Socorro a ter o papel que está tendo no turismo. A citação veio depois que Eduardo citou o vídeo dos irmãos Carbonara, dos anos 1960, que destaca as belezas de Socorro e a festa de agosto. Para ele, diante desse passado de sucesso temos maior a responsabilidade em continuar a buscar mais. "A nossa força vem do conjunto, temos a oportunidade de fazer que Socorro – conhecida por tantos atrativos e diversidade – possa se fundir na superação de todas as nossas diferenças, mas, mais que isso, que possamos realizar o sonho de todos - socorrenses de nascimento e socorrenses por opção, que é fortalecer uma Socorro única que vai continuar atrair pessoas de todo o Brasil e do exterior”. Para ele o sucesso será atingindo com a participação efetiva das 23 representatividades do Comtur e da comunidade como um todo. "Entendo que o meu maior papel e o da diretoria é motivar a todos que tenham esse engajamento e essa participação. É ela que vai fazer a diferença. Com a participação de todos tenho certeza que vamos escrever um capítulo memorável na história da nossa cidade”, finalizou.

 

Diretorias

 

COMTUR

Luiz Eduardo Bovi – presidente

Marcos Donizete de Toledo – vice-presidente

Deise Formagio Cavazan – tesoureira

Eliza Schiratto – secretária

Ligia Lemos – suplente de secretaria

Guilherme José Faustino – suplente de tesouraria

 

ASTUR

Charles Gonçalves – presidente

Ligia Lemos – vice-presidente

Amanda Moreira – secretária

Daniel Rosa – suplente de secretaria

Erika Martines – tesoureira

Ana Luiza Russo – suplente de tesouraria

 

Conselho Fiscal:

José Fernandes Franco

Sebastião Ginghini

Marcelo Rodrigues Leite (suplente)

 

ACE:

André Orlandi Marchese – presidente

Marcos Donizetti de Toledo – vice-presidente

Wellington Cesar Cardoso – diretor

Vitor Lemos – diretor

Carlos Augusto Calderari – diretor

Luiz Eduardo de Bovi (Comtur) – diretor

 

Conselheiros:

Misael Urbano da Cinha – fiscal

Maria Aparecida de Faria – fiscal

Guilherme – fiscal

Pedro Tarcisio Fatichi – consultivo

Maria Inês de Oliveira – consultivo

Heloisa Silva Bozzer – consultivo

Renan Alvez Marcheto – consultivo

Luis Santiago Soto – consultivo

Maria Lucia Fagundes de Almeida – consultivo

Maria Isabel Lopes – consultivo

Flavio Scalabrini Meneghelli – consultivo

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário